Núcleo de Cinema Comunitário

Nucleo Cinema Comunitario

(Memória Viva)

Existem, algumas maneiras de definir o que é o Projeto Núcleo de Cinema Comunitário:

  1. Trata-se de um projeto de longas e curtas metragem de baixo orçamento;
  2. Trata-se de um projeto social de protagonismo juvenil.

As alternativas acima estão certas, porém, resumem de maneira muito simplificada, o que é, como é e o que se pretende com o Projeto. Para entender em sua inteireza, é preciso contar uma história, assim como o cinema o faz:

3

Este projeto, depois de muita luta, chegou a Vila Clara – Jabaquara, através da AME® , ONG,

Vila Clara era uma realidade difícil de mudar: becos, favelas, esgotos a céu aberto. Como fazer?

4

Aos poucos, da oficina de Teatro, surgiu a idéia: fazer um filme! Um curta, mas com certeza, de longo e duradouro resultado. Entre mortos, feridos, esforços, tentativas e aprendizados, o resultado saiu. “Próximo”, o filme, foi ganhando espaço em exibições, festivais em São Paulo afora.

Agora, todos da oficina de Teatro, que se transformou no Núcleo de Cinema Comunitário, queriam mais: mais histórias, mais vontades, mais desejos povoavam a cabeça de todos, sabendo que idéias podem – e devem – sair brilhando de onde elas estão: da cabeça, da alma, de um pedaço de papel rascunhado.

Novamente aos poucos, o mesmo processo: elaboração de roteiro (agora um longa), preparação da produção, ensaios, filmagens. Agora, o projeto social comunitário que se transformou em cinema na periferia, tinha mais corpo, mais parceiros, mais força. A comunidade de Vila Clara já não era mais a mesma: ainda havia favelas, becos, esgotos a céu aberto, mas o principal estava mudando, se movendo: as pessoas. E com elas, um sonho que começa a tomar forma, junto ao sonho dos outros. Um sonho que fica próximo. Um sonho que se sonha junto.


Curtas Metragens produzidos pelo Núcleo de Cinema Comunitário

-Maria Não Vai Com As Outras

Parte 1

Parte 2

As Rosas do Palhaço

Próximo

Parte 1

Parte 2

4 ideias sobre “Núcleo de Cinema Comunitário

  1. Bom dia,

    Espero que ao receberem este email, estejam desfrutando da mais perfeita saúde e harmonia.

    Bem, entro em contato para falar de um projeto que organizo chamado “Cinema na Faixa” que tem por missão levar sessões de cinema gratuitamente às comunidades, especialmente as carentes.

    O objetivo dessa iniciativa é possibilitar às crianças e familiares o acesso mais fácil e sem custo à cinematografia visando à formação social, crítica e cultural num âmbito “mais intimista” e propor singelamente ampliar o espaço de lazer, interação e gentileza entre os moradores dessas comunidades.

    O projeto está cadastrado no site: catarse.me/cinemanafaixa (site de financiamento coletivo) para continuarmos levando o cinema a esse público.

    Pensando em tudo isso e para alcançarmos mais pessoas que gostariam de colaborar com projetos sociais, gostaria de saber se vocês tem interesse em falar sobre o projeto neste site, ou ao menos nos ajudar a mudar o mundo com pequenas atitudes…

    Termino por aqui, grata pela oportunidade de comunicação e ansiosa pelo contato de vocês.

    OBRIGADA!

    Evelyn

  2. Boa noite,

    Sou ator, Marcondes, 41 anos, e estou a disposição se precisar de ator voluntário com meu perfil.
    Se precisar de material – curriculo, link de cenas, fotos.. envio por e-mail.
    Percebi que trabalham com jovens, mas se precisar de alguém com mais idade, estou a disposição.

    Att.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *